Fomos convidados pelo blog Eu Li ou Vou Ler a participar do #SetembroPolicial que nada mais é do que um especial do gênero assim como temos o #MêsDoHorror em Outubro e para abrir os trabalhos desse especial decidi que iria deixar de ser o único dos meus amigos que ainda não tinha lido nenhum livro da clássica Série Vaga-lume.

LIVRO: O Escaravelho do Diabo - Lúcia Machado de Almeida

“O Escaravelho do Diabo” é um livro escrito pela autora brasileira Lúcia Machado de Almeida e faz parte da Série Vaga-Lume, que consistia em alguns livros selecionados com o objetivo de iniciar os jovens no mundo da leitura.

Bem, eu não fui iniciado no mundo da leitura por nenhum desses livros, mas como disse anteriormente, tenho muitos amigos que foram e que lembram dessa coleção com carinho.

Foi justamente pela ideia da coleção e pelo incentivo de alguns amigos que decidi ler O Escaravelho do Diabo e devo dizer que o fato de estar entre livros selecionados para a iniciação de jovens na leitura, não significa de forma alguma que o livro seja simples e raso.

A história se passa em Vista Alegre, uma cidade do interior de São Paulo, que não era muito diferente das outras cidades de interior, até que crimes estranhos começam a acontecer.

No centro da história somos apresentados a Alberto, um estudante de Medicina, que tem seu irmão Hugo assassinado em circunstâncias estranhas e suspeitas. O crime não chega a ser solucionado, pois o assassino não deixou pista alguma, além de um escaravelho vermelho que Hugo recebeu um dia antes de ser assassinado.

Com o passar do tempo ocorrem outros assassinatos tão estranhos e inquietantes quanto o de Hugo, e as únicas semelhanças entre os assassinatos são:

  • A falta de pistas que levem ao assassino;
  • Todas as vítimas são ruivas;
  • Todas as vítimas receberam um escaravelho um dia antes de serem mortos.

Intrigado pelas semelhanças entre os crimes, Alberto passa a ajudar a polícia na investigação dos crimes em segredo, para não alertar o assassino e nem alarmar a cidade.

Em meio as investigações, Alberto se apaixona por Verônica, e para o seu azar, Verônica é uma das moradoras de uma pensão e todas as pistas que ele e a polícia encontram levam a crer que o assassino é justamente um dos residentes da pensão.

É claro que o relacionamento de Verônica e Alberto fica balançado, a questão de confiar em quem ama mesmo correndo o risco de estar confiando e amando um assassino, ainda mais o assassino de seu irmão, permeia toda essa relação.

Eu particularmente amei o livro e o considero uma ótima indicação para quem quer ingressar no gênero policial, a escrita é muito bem fluída, a história é instigante e o mistério acerca da identidade do assassino é de fazer você desconfiar de todos os personagens, porém, eu gostaria que os personagens fossem mais desenvolvidos, mas talvez esse nem seja um defeito do livro, uma vez que o foco dele são jovens iniciantes na leitura.

De qualquer forma, O Escaravelho do Diabo me surpreendeu positivamente por ter me tirado de uma ressaca literária, ter feito eu praticamente devorar o livro e por ter me surpreendido com o final, eu simplesmente duvido que você descubra quem é o assassino!

Espero que tenha gostado da resenha e que acompanhe o nosso #SetembroPolicial, caso tenha lido o livro, deixe seu comentário aqui em baixo, se você descobriu a identidade do assassino eu te dou uma bala, mas não tente me enganar, ou você pode acabar recebendo um escaravelho 😛

LIVRO: O Escaravelho do Diabo

Siga-nos nas redes sociais:
👥 FACEBOOK | 🐤 TWITTER | 📷 INSTAGRAM | 🎥 YOUTUBE

SETEMBRO POLICIAL: O Escaravelho do Diabo

9 ideias sobre “SETEMBRO POLICIAL: O Escaravelho do Diabo

  • 02/09/2016 em 10:20
    Permalink

    Ótimo post Lucas, adorei a resenha e não vejo a hora de ler esse, tá aqui na fila desse mês também!
    beijos

    Resposta
    • 02/09/2016 em 13:55
      Permalink

      Que bom que gostou Thamiris, ansioso pela sua resenha!
      Abraçooo!

      Resposta
  • 02/09/2016 em 11:34
    Permalink

    Oi Lucas… Gostei da escolha do livro, faz muito tempo que li e depois de ler tua resenha, decidi reler O Escaravelho do Diabo. Parabéns pela resenha 😉 beijos

    Resposta
    • 02/09/2016 em 13:56
      Permalink

      Olá Mércia 😀
      Fico feliz que tenha gostado e que tenha te motivado a reler o livro \o/
      Abraçooo

      Resposta
  • 02/09/2016 em 21:44
    Permalink

    E eu ainda estou inconformada de não ter respondido lá no insta, kkk.
    Mas vamos a sua resenha, está ótima Lucas, e tinha curiosidade para ver o filme, mas depois dessa belezura aqui, fiquei curiosa e necessito do livro. kkk
    Beijos

    Resposta
    • 02/09/2016 em 22:10
      Permalink

      Isa, quero só ver se você vai conseguir acertar a próxima kkkk
      Fico feliz que tenha gostado e leia o livro sim, a leitura é bem gostosa!
      Abraçoooo

      Resposta
  • 05/09/2016 em 20:40
    Permalink

    Olá!

    Olha só quem você trouxe como dica, adorei!
    Esse livro é realmente muito bom e concordo com voce quando disse que é meio improvável que alguém acerte quem é o assassino. Adorei a dica, deu até vontade de ler de novo.
    Parabéns pela matéria.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    Resposta
  • 11/09/2016 em 13:28
    Permalink

    Eu gostei muito desse livro. Também não me iniciei na literatura com essa coleção, pelo menos não me lembro disso. Mas é um ótimo começo.
    Você já viu o filme? Comecei mas precisei parar. Quero muito voltar a ver, em breve. Apesar de um amigo ter dito que não é muito bom rs

    Beijos
    http://www.jeniffergeraldine.com

    Resposta
    • 12/09/2016 em 11:39
      Permalink

      Oi Jennifer!!
      Ainda não vi o filme e justamente por terem falado que não é bom :/

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *