Por que esta noite é diferente das outras? (Why Is This Night Different from All Other Nights?) é o quarto e último livro da série Só Perguntas Erradas, escrita por Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler e ilustrado por Seth, o livro foi lançado no Brasil pela Editora Seguinte e para conferir a resenha do terceiro volume clicando aqui!

Por que esta noite é diferente das outras?

Antes de mergulhar na investigação deste livro, faça as seguintes perguntas a você mesmo:

1. Se um trem já está andando a toda velocidade pela noite, é tarde demais para embarcar?

2. Quando todos no trem são suspeitos, como você sabe quem deve seguir?

3.  – Assassina!

4. Espera aí, quem disse “assassina”? Será que tudo descarrilhou?

Lemony Snicket, um garoto de quase 13 anos de idade acorda no meio da noite com sua tutora S. Theodora Markson se esgueirando para fora da pousada Estrela o Oriente, é claro que a 52ª tutora da lista de 52 melhores tutores não é furtiva o suficiente para passar desapercebida por seu aprendiz.

Sendo assim, Lemony passa a seguir sua tutora pelo vilarejo de Manchado-pelo-Mar, um vilarejo que já foi muito rico, cuja principal fonte de renda era a tinta mais escura do mundo feita pela Tintas S.A. ao extrair a tinta de polvos que viviam no mar do vilarejo.

Manchado-pelo-Mar acabou caindo em decadência após a empresa Tintas S.A. se ver forçada a drenar o mar para conseguir continuar a extrair as tintas dos polvos.

Enquanto segue os passos de Theodora, Lemony vai se despedindo do vilarejo junto com o leitor e relembrando as aventuras que passou durante sua estadia e analisando que houveram mais insucessos do que vitórias em sua jornada. Perdido em seus pensamentos ele se vê em frente a Loja de Departamentos Arriscada e segue novamente sua tutora até o interior da loja, onde só encontra as roupas de Theodora na frente de um manequim.

noite diferente das outras

Em “Você Não Deveria Estar Na Escola?”, livro anterior da série, Dashiell Qwerty e Ellinton Feint são presos, Dashiell acusado de ser um incendiário e Ellinton devido a todos os problemas que ela acabou causando ao se aliar ao vilão Tiro Furado para conseguir com ele um acordo de resgate de seu amado pai.

Sabendo da inocência dos dois amigos e que ambos estão no único trem do vilarejo e prestes a serem levados para uma cidade grande onde serão julgados e presos definitivamente, Lemony se utiliza de suas artimanhas para entrar no trem e tentar ajudar os amigos.

O que ele não contava é que fosse encontrar vários rostos conhecidos ali, incluindo os membros da Sociedade Desumana, pessoas que ajudam Tiro Furado, e seus amigos com os quais vem enfrentando adversidades desde que pisou o pé em Manchado-pelo-Mar.

O que Lemony também não contava era que fosse presenciar um assassinato dentro do trem e que sua tutora S. Theodora Markson seria a suspeita principal e acabaria presa em uma das celas do vagão penitenciário, agora além de tentar resgatar os amigos, terá que provar a inocência da tutora e encontrar o responsável pelo assassinato.

trem

Como se não bastasse, uma parada não programada traz a bordo a presença indesejável de Tiro Furado e é em meio a um universo de dúvidas espremidos dentro de poucos vagões de um pequeno trem que Lemony terá que juntar todas as peças do quebra cabeça que só foi aumentando desde o dia que começou a investigar o roubo da Fera Ressonante.

Todos os mistérios que vem se arrastando desde o primeiro volume são respondidos aqui e de maneira satisfatória, alguns até mais que isso. As motivações de Tiro Furado, que até então eram um mistério, foram apresentavas e são compreensíveis, porém não justificam o fato do vilão ser um tanto louco!

O autor brinca com uma certa personagem de um jeito bem interessante, pois, assim como o personagem principal da série, você nunca consegue entender bem o que certa personagem está tramando, então é interessante ver as reviravoltas da personagem e como o autor te engana constantemente.

O único problema quanto ao último volume da série refere-se a identidade do vilão Tiro Furado, pois eu já havia descoberto lá pelo meio do terceiro livro, então não foi algo surpreendente, porém extremamente compensado pelo desfecho do vilão que teve finalmente tão sonhada sua Fera Ressonante!

“Por que esta noite é diferente das outras?” é uma ótima conclusão do autor para a série “Só Perguntas Erradas”, pois é clara a evolução da trama e do clima de suspense desde o primeiro livro até aqui, se eu disse nas resenhas dos livros anteriores que eles eram divertidos, não posso dizer que sejam divertidos da mesma forma, pois as risadas e até gargalhadas propiciadas com a leitura dos três primeiros livros deram lugar á tensão nesse último volume e isso me surpreendeu bastante e de forma positiva, Daniel Handler Lemony você ganhou mais um fã!

4

Siga-nos nas redes sociais:
👥 FACEBOOK | 🐤 TWITTER | 📷 INSTAGRAM | 🎥 YOUTUBE

RESENHA: Por que esta noite é diferente das outras?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *