Você não deveria estar na escola? (Shouldn’t You Be in School?) é o terceiro livro da série Só Perguntas Erradas, escrita por Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler; ilustrado por Seth o livro foi lançado no Brasil pela Editora Seguinte e para conferir a resenha do segundo volume clique aqui!

RESENHA: Você não deveria estar na escola?
Você não deveria estar na escola?

 Antes de pensar qualquer coisa sobre este livro, faça as seguintes perguntas a você mesmo:

Estou sentindo cheiro de fumaça?

Os estudantes estão em perigo?

Um notório incêndio criminoso foi testemunhado por um homem que desapareceu. Além disso, esses tanques de peixe estão vazios. E esses livros estão em branco.

Espera aí, essas últimas frases não formaram perguntas. O que está acontecendo?

Dashiell Qwerty, o talentoso e jovem sub-bibliotecário da única biblioteca do vilarejo de Manchado-Pelo-Mar, já havia recebido a ameaça de que haveria um incêndio na biblioteca em “Quando Você a Viu Pela Última Vez?” 

S. Theodora Markson e seu aprendiz de quase treze anos Lemony Snicket são chamados pelo Departamento de Educação do vilarejo de Manchado-pelo-Mar, pois Sharon, a responsável pelo departamento está preocupada com um incêndio suspeito e envia os investigadores atrás de uma testemunha, pois crê que o incêndio seja um sinal de que todos os estudantes do vilarejo correm perigo.

Harold Limetta é essa testemunha e quando Theodora e Lemony chegam até sua casa, encontram o lugar incendiado.

Agora tente relacionar os seguintes acontecimentos: um curral de ovelhas é incendiado, o Departamento de Educação crê que os estudantes estejam em perigo devido ao incêndio e a única testemunha desaparece e tem sua casa incendiada, deixando para trás apenas aquários de traças torradas.

Qual seria a sua conclusão? Para Theodora e sua nova amiga Sharon é bem simples, o bibliotecário Dashiell Qwerty é obviamente o responsável pelo crime, que claramente é um crime de ódio contra traças.

Imagine agora o desespero de Lemony e você acertou se descobriu que mais uma vez ele terá que resolver o mistério sozinho devido a incompetência de sua tutora Theodora.

Você não deveria estar na escola?
Theodora e Sharon comemorando o “sucesso” do caso

Não tarda para que Lemony descubra que na verdade o vilão Tiro Furado se estabeleceu na Casa da Ova e utilizou o local como falso Departamento de Educação, usando Sharon para confundir a já confusa Theodora e assim tirar a tutora e seu aprendiz de seu encalço.

Tudo piora quando a Escola Manchada, a única escola do vilarejo também é incendiada e todos os estudantes são transferidos obrigatoriamente para a Academia da Maré, lugar que antigamente era uma escola que fornecia educação de ponta apenas para aqueles que podiam pagar por ela.

Porém, Lemony descobre que não será educação de ponta que eles receberão ali e quando seus amigos são sequestrados e levados para lá, ou melhor, recolhidos pela equipe de evasão estudantil.

Lemony elabora um plano fragmentado para resgatar as crianças das garras de Tiro Furado e conseguir ajudar Ellinton Feint a procurar/salvar seu pai, mas nem todas as peças desse quebra cabeça se encaixam nesse livro.

Mais uma vez o autor nos presenteia com um livro super divertido, cheio de ótimas tiradas e dessa vez com uma Theodora mais ciente de que não é uma tutora desejável, ou sequer, competente, vou confessar que fiquei com dó da cabeluda!

“Você não deveria estar na escola?” é um livro que se aprofunda na mitologia criada pelo autor na medida que intensifica a ameaça do vilão da história, esclarecendo mistérios anteriores e trazendo novos mistérios cujos quais provavelmente serão revelados no ultimo livro da série que estou particularmente doido para ler!

4

Siga-nos nas redes sociais:
👥 FACEBOOK | 🐤 TWITTER | 📷 INSTAGRAM | 🎥 YOUTUBE

RESENHA: Você não deveria estar na escola?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *